A internet está revolucionando o varejo e as empresas não podem perder as oportunidades que surgem no mundo digital. No entanto, para ter sucesso, é preciso criar um bom planejamento estratégico. A seguir, confira as nossas dicas para fazer seu negócio crescer e prosperar no mundo digital.
Seja claro e especifique para o público qual é a pegada da sua marca. Isso tornará as coisas mais claras para formar a sua base de clientes e economizará tempo e energia a longo prazo. Depois identifique um nicho de pessoas que gosta do tipo de produtos que você vende. Isso ajuda a pensar em quem é o seu cliente-alvo ideal e direcionar vendas e publicidade.
Agora que você definiu seu tipo de joalheria e seu nicho, está pronto para contar ao seu público-alvo uma história sobre sua marca. Escreva algo simples que comunique por que você começou esse negócio e o que torna seus produtos especiais. Mostre isso em vídeos, textos e aposte num tom de inovação nas Redes Sociais.
Invista na construção da sua loja online. Direcione o tráfego de clientes para um ambiente bonito, fácil de navegar e seguro. Use belas imagens de produtos e descrições de produtos detalhadas para convencer os clientes. Personalize a aparência da sua loja virtual e a torne atrativa e marcante. Lembre-se que é importante investir na qualidade de fotografia dos produtos. Imagens de alta qualidade devem capturar os detalhes e as cores do seu trabalho. Isso dará aos seus clientes a confiança de compra e fará toda a diferença na conversão de transações.
A mídia social é uma ferramenta poderosa para garantir o seu espaço dentro do seu nicho e alcançar sua base de clientes em potencial. Muitas pessoas pensam que basta colocar um monte de produtos em redes sociais para vender peças on-line com sucesso. Na verdade, é mais complexo que isso, mas também mais fácil de executar.
É necessário criar um perfil interessante, capaz de narrar uma história e não apenas publicar imagens sem nenhuma conexão. Mostre quem está por trás da marca, o seu DNA. Além de fotos dos produtos, mostre selfies de um cliente feliz com a peça que acabou de receber. Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma foto como essa deve valer uma dúzia de comentários de cinco estrelas.
Alterne essas fotos com imagens que inspiram e se relacionam diretamente ao seu trabalho, para engajar seus clientes-alvo. Conecte-se com outros vendedores para promover o trabalho uns dos outros nas redes sociais. Use hashtags relevantes em torno do seu público. Peça à sua rede feedback sobre o que eles querem. Você poderá criar uma rede de clientes em potencial que estejam autenticamente engajados com sua marca.
É importante olhar para o seu negócio a partir de uma perspectiva analítica à medida que você domina como vender produtos on-line. Certos estilos podem sair das prateleiras, enquanto outros simplesmente não vendem. Examine onde você tem mais vendas e maiores margens de lucro. Peça feedback. Tome notas. Seus clientes e a rede de mídia social informarão quais partes são mais atraentes. Ajuste suas ofertas para atender às suas demandas de sua base de clientes.
Considere oferecer peças que tenham um estilo semelhante, mas níveis variados de detalhes e custos de material. Dessa forma, um cliente que adora um estilo específico pode comprar um item que, de outra forma, não compraria. Ao mesmo tempo, se um determinado estilo está se saindo muito bem, você pode considerar oferecer uma versão final mais alta da peça.